segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Grandioso!! Belissimo!!!


O que aconteceu ontem em Monza foi um daqueles momentos históricos, que será falado por décadas por ter sido, a primeira vitória de um motor Ferrari fora de um carro Ferrari, uma vitória de uma equipe italiana que não seja a Ferrari desde a década de 50, a primeira vitória de um carro Red Bull, a primeira de muitas (creio eu) vitórias de um excelentíssimo piloto Sebastian Vettel que se tornou o piloto mais jovem (21 anos, 2 meses e 8 dias) a vencer uma corrida de fórmula 1 e a primeira corrida em monza debaixo de chuva, e novamente o pódio com a menor média de idade. Esses recordes de juventude me deixam cada dia mais abismado em como a fórmula 1 rejuvenesceu nesses últimos 2 anos.

Desde o meio da semana já se falava que está corrida seria disputada debaixo de chuva, e foi o que ocorreu, não foi uma chuva como a do treino de sábado, mesmo porque no domingo choveu muito mais pela manhã em Monza do que durante a corrida, mas devido ao frio a pista não secou e a corrida iria começar com pista molhada e a obrigação de usarem os pneus para Super chuva (como foi chamado pelo Galvão), eu carinhosamente os chamo de pneus para dilúvio.

A corrida devido a chuva foi iniciada com o safety car (o que achei meio exagerado, nem estava chovendo forte no momento da largada), após 3 voltas foi liberada a largada (eu particularmente não gosto de largadas lançadas, num tem a mínima graça), e no pelotão de frente nada praticamente mudou, todos mantiveram suas voltas ate a primeira parada, mas no pelotão de trás alguém vinha dando show volta após volta.

Sem o menor conhecimento Lewis Hamilton vinha passando seus adversários um por um galgando posições muitas vezes até forçando demais quando quase joga o Glock pra fora da pista.

Por outro lado o outro postulante ao titulo Felipe Massa, vinha numa corrida altamente burocrática sem exageros administrando para não cometer erros já que o piso molhado não é lá sua especialidade.

A Mclaren havia armado uma estratégia ousada visto que puderam mexer no carro, apostaram numa corrida de 1 parada só para Hamilton, e tudo ia dando muito certo provavelmente Hamilton chegaria em segundo ou até poderia ter ganho a corrida, mas a chuva parou a pista secou e Hamilton teve de fazer mais uma parada para colocar pneus intermediários o que o jogou para a sétima posição.

Interessante notar que quando a pista secou e a temperatura da pista subiu a Ferrari começou a andar muito forte diferentemente da pista molhada, o que leva a crer que se não fosse a chuva poderíamos ter fácil uma dobradinha da Ferrari.

Do outro lado do pelotão Raikkonen de contrato novo ia se arrastando com sua Ferrari em mais uma atuação pífia.

Alheio a tudo isso na ponta o jovem Vettel, ia dirigindo como gente grande, uma direção segura e confiante pra um jovem, parecia um grande veterano guiando nas retas de monza em meio a água e abrindo uma vantagem cada vez maior e segura pros demais. E isso com uma Toro Rosso, que a pouco tempo era uma Minardi, e hoje com o dinheiro da Red Bull evoluiu muito e no atual momento está na frente da sua matriz em performance, e agora no campeonato de construtores também, a Red Bull não ve a hora de por o Vettel sentado no cockpit no lugar de David Coulthard (logo falarei dele). Vettel fez lembrar as super performance de Senna e Schumacher em corridas com chuva, mostrou que veio para ficar e em pouco tempo estará na disputa por títulos, ano que vem se a Red Bull acertar um carro, com certeza entrará na disputa por vitórias e porque não pelo titulo, visto que ano que vem muita coisa irá mudar e muitas surpresas poderão acontecer. No pódio eu como um verdadeiro tifosi não tive como sentir uma nostalgia ao ver o hino alemão e logo em seguida o hino italiano, com direito a uma tentativa de regência de Vettel, tudo lembra muito Schumacher, se será igual? Somente o tempo irá responder.

Outros destaques da corrida:

- Kubica e Alonso que com uma boa estratégia conseguiram chegar em 3 e 4 respectivamente.
- Fisichella que mesmo sendo arremessado por Coulthard pra fora da pista, segurou Raikkonen um bom tempo, uma façanha diria eu, segurar uma Ferrari com uma Force Índia.
- Ver Gerhard Berger subir ao pódio em Monza, foi algo simplesmente maravilhoso.

Negativos:- Coulthard arremessou Fisichella para fora, e quase arremessou o Nakajima também, esse demorou da hora de aposentar.
- Rosberg largou em 5, e não conseguiu terminar nem nos pontos, a Williams vai de mal a pior.
- Webber largou em 3, e chegou em 8, Red Bull outra que decaiu demais durante o ano, e está sendo ofuscada pela Toro Rosso.

Será que se o Bourdais não tivesse ficado empacado na largada teríamos uma dobradinha da Toro Rosso, isso seria a consagração de uma equipe pequena, em casa fazer uma dobradinha.

GP da Itália (Monza)

1) Vettel (Toro Rosso)
2) Kovalainen (Mclaren)
3) Kubica (BMW)
4) Alonso (Renault)
5) Heidfeld (BMW)
6) Massa (Ferrari)
7) Hamilton (Mclaren)
8) Webber (Red Bull)

Após tudo isso os campeonatos estão equilibradíssimos, no de pilotos somente um ponto separa Hamilton de Massa, e Kubica se consolida cada vez mais em 3 lugar.

Nos construtores Ferrari e Mclaren vão tratar um duelo interessante, aonde o 2 pilotos Kovalainen e Raikkonen decidirão quem será o campeão. A Toro Rosso ultrapassou a Red Bull e está em sexto lugar. A Renault empatou com Toyota e como Alonso disse a meta deles e terminar em quarto, mas para isso Nelsinho tem que colaborar.

Pilotos

Hamilton 78
Massa 77
Kubica 64
Raikkonen 57
Heidfeld 53
Kovalainen 51
Alonso 28
Trulli 26
Vettel 23
Webber 20
Glock 15
Piquet 13
Barrichello 11
Rosberg 9
Nakajima 8
Coulthard 6
Bourdais 4
Button 3

Construtores

Ferrari 134
Mclaren 129
BMW 117
Toyota 41
Renault 41
Toro Rosso 27
Red Bull 26
Williams 17
Honda 14

Agora é esperar 2 semanas, e muitas novidades novamente, circuito novo, corrida a noite, tudo pode acontecer.

QUE VENHA CINGAPURA!!!


Um comentário:

Mellao disse...

hino da alemanha seguido do da italia......é o som oficial da formula 1 voltando